Início do Conteúdo Principal

Acessibilidade

Informação disponível para TODOS

Um dos pilares do Portal Casa Jaú é garantir que todos tenham acesso às informações e imóveis disponibilizados, independente de sua condição física, visual, equipamento utilizado ou tamanho de tela.
Todas as cores, botões, textos, teclas de atalho e principalmente a codificação do site foram preparadas com muito cuidado, seguindo as principais normas da W3C e diretrizes da WCAG 2.0.

Apesar de dedicarmos vários dias testando e validando as principais páginas do portal em ferramentas automáticas para termos a certeza que estamos provendo uma ótima experiência para todos os usuários, certamente podemos melhorar, então se você tem alguma sugestão ou comentário, por favor entrem em Contato com nossa equipe.




Principais recursos de Acessibilidade e Compatibilidade


  • Design idealizado a partir de padrões universais de navegação e usabilidade;
  • Layout responsivo, adaptivo com técnicas Mobile First, com desenho otimizado para telas com resolução horizontal a partir de 320px, além de folha de estilos própria para impressão
  • Cores respeitando uma diferença na relação de tons entre a cor de fundo e a cor do primeiro plano
  • Codificação HTML5 e CSS3 válidas, com uso de ARIA, RFDa e Microformats seguindo as diretrizes da W3C Brasil
  • Hierarquia de títulos e sub-títulos para ajudar na navegação das principais páginas
  • Múltiplos sistemas de pesquisa
  • Teclas de acessibilidade para Aumento e Diminuição do texto, além da versão de Alto Contraste
  • Teclas de atalho para os principais conteúdos


Tabela de teclas de atalho por navegador e sistema operacional

Tabela de teclas de atalho por navegador e sistema operacional
Navegador Windows Linux Mac
Internet Explorer [Alt] + Número N/A
Chrome [Alt] + Número [Alt] + Número [Control] [Alt] + Número
Firefox [Alt] [Shift] + Número [Alt] [Shift] + Número [Control] [Alt] + Número
Safari [Alt] + Número N/A [Control] [Alt] + Número
Opera Opera 15+: [Alt] + Número
Opera 12.1-: [Shift] [Esc] + Número


Principais teclas de atalho do Portal Casa Jaú



Tecla de atalho para o conteúdo do site: Número 1



Tecla de atalho para a Acessibilidade: Número 2



Tecla de atalho para Pesquisa por Texto: Número 3



Tecla de atalho para a lista de Imóveis para Vender: Número 4



Tecla de atalho para a lista de Imóveis para Alugar: Número 5



Tecla de atalho para a lista de Imóveis para Temporada: Número 6]



Tecla de atalho para a lista de Imobiliárias e Corretores: Número 7]



Tecla de atalho para o Mapa do Site: Número 8




Prêmio Nacional de Acessibilidade na Internet

O Portal Casa Jaú - www.casajau.com.br - ficou com a segunda colocação do 3º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web [email protected], categoria Serviços / E-commerce.
A premiação ocorreu na noite da quinta-feira, dia 04 de Dezembro de 2014, em São Paulo, no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Memorial da Inclusão, e contou com a presença de autoridades e defensores dos direitos das pessoas com deficiência.
Lançado em Março de 2013 pelos sócios Eduardo Fernando da Silva e Tiago Rafael Leite Neves, o Portal Portal Casa Jaú conta com 58 imobiliárias e corretores parceiros, e concentra em um único local na internet mais de 10 mil imóveis para venda, locação e temporada.
A aplicação de técnicas especiais e o cuidado com as cores garantem que estas informações sejam acessíveis para todas as pessoas, incluindo deficientes visuais que utilizam softwares leitores de tela para navegar na internet.
Hoje o portal atende diretamente uma população estimada em mais de meio milhão de habitantes distribuídos em 14 municípios distintos, sendo que cerca de 20.000 destes habitantes possuem alguma deficiência visual grave ou total segundo senso do IBGE de 2010.
“O Prêmio veio como um incentivo, mas a maior realização é ver que nosso projeto está ajudando milhares de pessoas tão importantes, que enfrentam sérias barreiras no dia a dia. Acredito que nossa iniciativa seja pioneira no ramo imobiliário brasileiro, mas espero que outras empresas do setor também invistam em tecnologias inclusivas.”, disse Tiago Rafael.



O PRÊMIO



O prêmio é realizado pelo Escritório Brasileiro do W3C e pelo Comitê Gestor da Internet, em parceria com o Ministério do Planejamento, com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
Pesquisa do W3C Brasil apontou que apenas 2% das mais 6 milhões de páginas de órgãos públicos analisadas se adequam aos padrões de acessibilidade. Acredita-se que o indicador para as páginas do setor privado, ainda em levantamento, seja semelhante ao do setor público.
De acordo com o Censo 2010/IBGE, o Brasil possui hoje mais de 40 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Elas enfrentam dificuldades para navegar e encontrar informações na internet, reforçando a exclusão digital.






Você teve algum problema para navegar ou tem alguma dica para melhorarmos mais? Por favor entre em contato.

Lembre-se que o Portal Casa Jaú é apenas um portal para veiculação de anúncios imobiliários, tal como um classificado. Não participamos de nenhuma negociação ou intermediação e todas as informações dos imóveis são fornecidas pelos próprios usuários, proprietários e corretores.